Disjunção palatina em adultos – um depoimento
Olá pessoal,
Recebi um depoimento da Roberta que está sempre aqui pelo blog e achei que ele pode ser muito útil para todos aqueles que estão com dúvidas em relação à disjunção palatina em adultos.
O comentário da Roberta foi feito no post Disjuntores Palatinos e eu decidi reproduzi-lo como uma nova postagem para que todos possam ter acesso.
Segue o texto:
“Oi Dr. André. Como percebi, os adultos que passam aki no blog. para tirar as dúvidas e fazem uso do Hyrax para disjunção palatina, não voltam pra informar o que de fato aconteceu; se funcionou ou não e o que o ortodontista falou a respeito do caso.
E eu vim aki pra lhe perturbar mais uma vez. rsrs
Então, tenho 25 anos e 9 meses, coloquei o hyrax (sem fazer cirurgia) no sábado passado, comecei a ativação na segunda. Hoje (domingo) fazem 7 dias de ativações diárias uma vez na parte da manhã e outra a noite. Senti muita dor. Muito incômodo e até senti diferença no meu sono. Eu não respirava direito, agora sinto que minhas vias respiratórias estão “abertas”, o ar passa com mais facilidade depois da disjunção palatina.
Pois bem, amanhã tenho consulta com meu ortodontista e acho que ele ficará surpreso. Eu não sei bem como explicar, então vou falar de uma forma que dê para todos entenderem bem.
Meus dentes eram muuuuuitos juntos, tão juntos que não passavam fio dental a não ser que me machucasse muito. Os centrais eram tão juntos que as vezes eu sentia um estalo entre eles. Eram ENCAVALADOS de verdade.
Com o uso do Hyrax me surpreendi. Fui avisada que sentiria muita dor, pois meu caso era muito complicado. Após uma semana tô muito feliz. Queria muito mostrar as fotos pra vocês, mas infelizmente não dá.
Pela 1° vez em muuuuito tempo, o fio dental passa com facilidade, fica até folgado entre os dentes. Tô notando que os dentes centrais se afastaram realmente (muito pouco ainda, mas dá pra ver do outro lado), tenho visto que a disjunção palatina está funcionando Graças a Deus. Amanhã quando voltar do dentista voltarei pra dizer o que ele falou.
Desculpem o discurso, mas é que sempre fica alguma dúvida se funciona em adultos, e os adultos que fazem uso do hyrax não voltam ao tópico pra dar notícias.
Comigo sinto e vejo que está funcionando. E como o Dr. André sempre os avisa, cada caso é um caso. É importante tirar as dúvidas, procurar mais de um ortodontista.
É importante também manter o bom humor, pois como afeta a dicção (pouco) e os dentes se afastam (diastema) eu tenho vários apelidos, tipo Patolino, Presuntinho e agora Ronaldo (por causa do buraquinho no meio dos dentes) kkkkk O q importa é que dê certo não éh?
Então Dr. André, terá que me aturar mais alguns dias, pois voltarei para dar notícias sobre me caso. Não sei se pode ajudar alguém néh?
Ótimo dia. Deus abençoe sempre.
Vi o vídeo de como higienizar, me ajudou muito, o vídeo ficou ótimo e mesmo sem sua permissão, deixei o link numa comunidade do orkut.
Esse blog caiu do céu!
Fiquem com Deus e fé sempre!”
Roberta, muito obrigado por compartilhar a sua experiência. Tenho certeza de que o seu gesto vai ajudar muitas pessoas com dúvidas sobre disjunção palatina por muito tempo.
Desejo-lhe tudo de bom e sucesso no seu tratamento.
Abraços,
Dr. Andre
Ola doutor, ainda da para perguntar? Tenho 27 anos, e começo de dezembro comecei a fazer minha pasta… a doutora me colocou as borrachas para separar os dentes e como eu tenho mordida cruzada, vou colocar o hyrax, ela disse que adiantaria sem cirurgia, pois ainda sou meio novo… você acredita que na minha idade o hyrax irá resolver? no meu caso, minha parte de cima é mais para trás e a de baixo mais para frente, acredito que não muito.
att Denílson
Olá Denilson!
Não tenho como dizer se no seu caso a disjunção palatina vai funcionar, mas posso dizer que já fiz esse procedimento em adultos na sua faixa de idade com sucesso.
É claro que existem variáveis e a disjunção precisa ser monitorada bem de perto (consultas semanais, por exemplo) mas as chances existem.
Olá Doutor!
Realizei a cirurgia de expansão de maxila no dia 28/09/2020 correu tudo bem, porém após a última ativação e travamento do hHirax comecei a ter bruxismo, dores de cabeça constantes e irritabilidade gostaria de saber se e normal
Atenciosamente
Lilia
Olá Lilia,
Provavelmente o bruxismo está mais relacionado à questões emocionais e de qualidade do sono, do que propriamente das alterações na sua oclusão.
Você diria que isso faz sentido no seu caso?
Boa Tarde Dr Andre ,
Eu coloquei o hyrax dia 10/06/19 pois tenho mordida cruzada, e meus dentes são para frete, ai uma semana depois que o aparelho dia 18/06 eu fiza cirurgia osteotomia le front, mas so comecei a ativar dia 25/06 2x por , ate dia 02/07 ai meu medico ativar so 1x por dia ate eu passar com minha dia 10, para possivelmente travar o aparelho, mas meu aparelho caiu lado dia 08/07, e na ja senti dor e voltou um pouco ,pois eu nem ao menos consegui encaixar o aparelho de volta, ai mais tatde consegui em uma dentista que nao era a minha para cimentar de volta, mas ai ja tinha voltado tudo praticamente, tanto que ela precisou tirar o aparelho e “desativar” varias vezes ate conseguir encaixar de volta.
Entso ativei 1x por dia ate dia 10, quando passei com minha , e ela disse para ativar 2x por dia ate hoje 14/07 mas meu diastema nao abriu como da priemira vez, ele esta igual quando cimentei o aparelho, meus dentes de estao descruzando, mas me preocupa não estar abrindo igaual da outra vez oque pode ser?
Paula,
É difícil responder sem avaliar o caso clinicamente. Mas a sua ortodontista está acompanhando você e certamente tem uma resposta.
O mais indicado é tirar essa dúvida diretamente com ela, já que é um caso tão complexo.
Ola Dr. Andre!
Me chamo Ana, tenho 33 anos e recentemente fui realizar alguns tratamentos no dentista (restauração e limpeza). Com isso acabei perguntando se seria possível o uso do aparelho fixo, pois acho meus dente da frente torto (por motivo estético). A dentista que me avaliou informou que aparamentante seria possível, mas que precisaria passar no dentista especialista para uma avaliação melhor. Foi o que eu fiz.. realizei todo o procedimento da documentação… No dia para colocar os separadores nos dentes ele informou que a minha mordida era cruzada e que o meu caso seria cirúrgico..Fique super tisite por sinal.. Enfim, ele me disse que devido a minha idade.. Mas que talvez o uso da Hyrax poderia resolver, mas que seria uma tentativa, e se desse certo não precisaria resolver com cirurgia.. Ele esta super confiante e eu tb! Disse que precisaria ficar com o aparelho por 21 dias.. Minha duvida é o seguinte..Verifique relatos aqui de pessoas que ficaria mais tempo, é possível com 21 dias saber se funcionou?
Abraços!
Ana Paula,
É possível saber se a disjunção funcionou nesse prazo de 21 dias, mas depois o aparelho deve ser mantido na boca por alguns meses (de 4 a 6) para consolidar o resultado.
oK.
Da para usar os dois ao mesmo tempo (Fixo e Hyrax)?
Ana,
Depende muito do caso. Normalmente não vale a pena tentar fechar o espaço que aparece entre os incisivos centrais, assim que a disjunção termina. O ideal é aguardar os 4 meses para iniciar a movimentação com aparelho fixo.
Olá, uso o hyrax mas ele não fica na boca já falei com a dentista e ela só coloca novamente e sempre acontece o msm problema ele só solta
Gii,
Provavelmente é um problema de retentividade.
Olá. Minha filha de oito anos colocou o aparelho para disjunção da palatina e logo depois a máscara facial. Retirou Retirou 1 mês e os molares que seguratam o aparelho estão moles e doendo, o molar do lado esquerdo está com a gengiva vermelha e inchada.. temo que ela possa perder esse dente.
Michele,
É preciso verificar com o ortodontista. Algumas vezes os dentes podem apresentar mobilidade durante o tratamento ortodôntico. Isso não é necessariamente grave, mas não temos como ter certeza.
Olá doutor, você ainda está ativo neste blog? Li comentários de 2013… Estamos em 2020! Espero que veja esta mensagem. Quando eu tinha 13 anos de idade coloquei o aparelho hyrax, lembro que não me incomodou muito, a não ser o espaço no meio dos dentes, correu tudo bem e coloquei o aparelho fixo, ocorre que quando completei 16 anos, meu dentista disse que eu precisava colocar novamente o hyrax, pq o meu céu da boca havia fechado, fiquei inconformada, revoltada! Mandei tirar o aparelho e nunca mais voltei em um consultório, ocorre que de lá para cá as coisas pioraram muito, hoje estou com 22 anos, meus dentes estão bem tortos, muito se deve também pelo surgimento dos sisos, estou com dificuldades de respirar acredito que também estou com dificuldades na fala, de vez em quando, dou uma gaguejada (será que tem a ver?), também o meu queixo entortou, ele está mais voltado para a direita, muito visível em fotos… Tive muita resistência em voltar em um dentista, pq sei que eu teria que colocar novamente o hyrax, ocorre que hoje, com 22, existe muita vaidadé em jogo, tem a questão do espaço no meio dos dentes, a dicção prejudicada, combinado com namoro, faculdade e trabalho com atendimento ao público, mas graças a deus (Deus que me perdoe! Kkk) Mas como estamos vivendo em meio a uma pandemia, e estamos usando máscara, o sofrimento é apenas com a dicção, ninguém vai me ver nesse estado, então resolvi colocar o hyrax. Estou há 4 dias com ele, no primeiro dia a dentista fez 4 ativaçoes, nos dias seguintes eu devo fazer 2 ativações pela manhã e 2 a noite. Volto no consultório depois de 7 dias. O que posso dizer: nesses 3 dias que venho ativando o aparelho (já que o primeiro foi a doutora), eu sinto muita dor, essa dor eu não sentia aos 13 anos, faço uso de medicamentos prescrito por ela, já que eu me queixei da dor logo após a coloção dos separadores 2 dias antes, sinto dor na região T do rosto, no segundo dia já vi um pequeno espaço no meio dos meus dentes, hoje esse espaço está um pouquinho maior, mas uma agulha ainda não passaria nesse espaço. Acredito que seja cedo, mas estou muito ansiosa em ver um grande espaço no meio dos dentes. E a pergunta é: pode acontecer de abrir um grande espaço mas não ter o resultado esperado? E existe a possibilidade de não abrir, mas alcançar o esperado? Como leiga penso que com o espaço aberto no meio dos dentes, o resultado será garantido. Pois a doutora avisou que trata-se apenas de uma tentativa, que pela idade, talvez não de certo, então estou bem ansiosa, torcendo que dê certo. Faz alguns minutos que ativei o aparelho, tomei o remédio logo em seguida, a partir do segundo dia a pressão nos dentes ficaram mais intensas e a dor no nariz e testa também, saem lágrimas dos meus olhos automaticamente quando estou girando a chavizinha… Sinto que meus ossos da testa estão se abrindo. Isso é bom???? Se tudo correr bem, ficarei 4 meses com o aparelho parado e após, colocarei o fixo, porém, como já tive um caso de regressão, colocarei tbm uma barra no céu da boca para que evite que ele se feche novamente. O fixo eu sei que usarei por 4 anos, a doutora acredita. E ela disse que boa parte do tratamento, ficarei com essa barra, minha preocupação é: essa barra assim como o hyrax também prejudica a dicção, já que tu não consegue encostar a Língua o suficiente no céu da boca? Espero que me respondas doutor, gostaria de dar um retorno para o senhor nos próximos dias. Abraço! E muita saúde para o senhor.
Olá Michele!
O blog está ativo sim! Bem, a princípio tudo está ocorrendo dentro do normal na sua disjunção, mas não tenho como avaliar baseado apenas na sua descrição.
Uma disjunção palatina em uma pessoa da sua idade é possível, mas deve ser monitorada muito de perto.
Então, o que eu recomendo é que você mantenha contato com sua ortodontista para que ela possa acompanhar tudo o que está ocorrendo e evitar problemas.
Quanto à barra palatina prejudicar a dicção, sim, isso pode ocorrer, mas vaira muito de cliente para cliente. E geralmente atrapalha menos que o disjuntor.
Fernanda,
Por gentileza, tenho 45 anos, gostaria de saber se a possibilidades de conseguir uma disjunção palatina sem cirurgia, apenas direto com hirax?
Desde já agradeço a sua atenção
Fernanda,
A sua idade pode comprometer a tentativa de uma disjunção sem cirurgia, mas não se pode dizer que seja impossível.
Caso o seu ortodontista decida tentar, é muito importante monitorar a disjunção umas duas vezes por semana, no início do processo, para ter certeza de que a ruptura da sutura palatina está ocorrendo.