Mordida Cruzada

Mordida cruzada é um dos problemas oclusais mais comuns que encontramos no nosso dia a dia na clínica de ortodontia.

Sua correção deve ser feita o mais cedo possível para evitar que o desenvolvimento ósseo da face seja prejudicado.

Neste post vamos mostrar com muitas imagens todos os tipos de mordida cruzada, suas causas e problemas relacionados à esta maloclusão.

Uma mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior fecham por dentro dos dentes da arcada inferior.

 

Siga nosso Instagram: drandremoreira_ortodontista

 

Mordida Invertida

Quando isso acontece na parte anterior da arcada, chamamos de mordida invertida.

Na mordida invertida podemos ter todos os incisivos inferiores fechando na frente dos superiores, mas se houver apenas um dente nessas condições, ainda consideramos uma mordida invertida.

Mordida invertida
Mordida  invertida – dentes cruzados em negrito

A mordida invertida compromete a estética do sorriso de forma impactante. Além de submeter os dentes a um trauma violento pela forma como se relacionam com os seus antagonistas.

Nas mordidas cruzadas anteriores ou invertidas até mesmo placas removíveis podem ser uma opção para um descruzamento rápido, eliminando o trauma da oclusão errada.

Um dente que sofra um trauma constante pode apresentar dor, mobilidade, perda óssea, retrações gengivais e até mesmo ser condenado à extração.

Incisivo inferior em mordida invertida
Incisivo inferior em mordida invertida – incisivo cruzado em negrito

Por isso, procurar uma solução o mais rápido possível é a conduta indicada.

Mordida cruzada unilateral

A mordida cruzada lateral ocorre quando um ou mais dentes posteriores inferiores ocluem por fora da arcada superior.

A mordida pode ser cruzada apenas de um dos lados, ou seja: unilateral. Normalmente esse problema vai resultar em assimetrias faciais se não for corrigido ainda na infância.

Isso ocorre devido à mastigação ser realizada de forma desequilibrada, estimulando mais o crescimento ósseo de um lado do que do outro.

Essas assimetrias se consolidam por volta dos 12/14 anos de idade. Depois disso, mesmo que a mordida seja corrigida, a assimetria facial vai estar instalada de forma irreversível.

O crescimento ósseo da face já está cessando nessa fase da vida.

Mordida cruzada unilateral
Mordida cruzada unilateral – dentes cruzados em negrito

Mordida cruzada bilateral

As mordidas cruzadas também podem ser bilaterais, ou seja, o cruzamento ocorre em ambos os lados.

Nesses casos o risco de assimetria facial é menor.

Mas quando temos uma mordida cruzada posterior bilateral de vários dentes, possivelmente estamos diante de uma compressão maxilar, que é o estreitamento da arcada superior.

A compressão maxilar costuma estar relacionado a problemas respiratórios na infância como a respiração bucal.

Mordida cruzada bilateral
Mordida cruzada bilateral – dentes cruzados em negrito

Havendo uma compressão maxilar o tratamento da mordida cruzada deve passar pela expansão ou disjunção da maxila (o osso da arcada superior).

Mordida cruzada de apenas um dente

Por outro lado, se apenas um dente se apresenta cruzado o problema pode estar relacionado à falta de espaço para erupção.

Esse fato pode levar o dente a nascer fora da posição (o superior mais para dentro da arcada ou o inferior mais para fora).

Nestes casos a correção pode ser feita com aqueles elásticos intermaxilares que prendem nas duas arcadas, em conjunto com o aparelho fixo.

Mordida cruzada de molar inferior
Mordida cruzada de molar inferior – dente cruzado em negrito

Sempre devemos ser rápidos ao lidar com mordidas cruzadas. Os problemas crescem e se consolidam de forma decisiva nesses casos.

Por isso é tão importante corrigir este problema ainda na infância. Nesta fase, a correção devolve o desenvolvimento correto à face e as assimetrias que tenham se formado vão desaparecendo com o crescimento.

Com seis anos de idade já é possível corrigir mordidas cruzadas.

Quando corrigimos mordidas cruzadas laterais posteriores em adultos, muitas vezes não conseguimos reverter as alterações no crescimento da face.

Como já foi dito, essas discrepâncias se consolidam por anos mastigando de forma errada. Mesmo corrigindo-se a mordida, a face continua assimétrica.

E ainda podemos incluir os distúrbios têmporo-mandibulares (DTM) como outro problema que pode ser desencadeado ou agravado por uma mordida cruzada.

A correção desses problemas sempre é trabalhosa.

As forças da mastigação trabalham contra, empurrando o dente que queremos movimentar de volta para o cruzamento.

Por isso, quando se trabalha com elásticos intermaxilares a colaboração do paciente é tão importante.

Quando usamos expansores ou disjuntores as ativações também precisam seguir rigorosamente a indicação do ortodontista.

Se você tem uma mordida cruzada ou percebeu que alguma criança na sua família apresenta o problema, procure um ortodontista.

Peça orientação para evitar complicações no futuro.

Você gostaria de ver fotos de tratamentos desse tipo de problema? Clique no botão abaixo:

[maxbutton id=”5″ ]

Foto de Dr. Andre Moreira
Dr. Andre Moreira

Dr. André Moreira é um renomado dentista no Rio de Janeiro especialista em ortodontia, com mais de 30 anos de experiência. Aqui, ele ajuda você com informações do universo da ortodontia, porque, para o Dr. André, "é sempre um prazer falar sobre ortodontia".

Respostas de 417

  1. Tenho 52 anos e mordida cruzada… Nesta idade é possivel corrigir a mordida somente com uso de aparelho? Não tenho nenhuma complicação como dores de cabeça nem alteração na fisionomia!!

    1. Nilma,

      Você acha que vale a pena passar por um tratamento para corrigir esta mordida cruzada por uma questão de estética? Esta é a primeira pergunta a ser respondida.

      Caso seja positiva, é necessário avaliar o caso para dizer se vale a pena tecnicamente enfrentar este desafio.

      Poder até ser simples, dependendo do número de dentes cruzados e da intensidade do cruzamento. Mas também pode ser complexo a ponto de não valer o sacrifício.

      Abraços!

      1. Não acho que vale a pena pois não tenho problema algum com relação a mordida cruzada… pois ela nem aparece!! Meu dentista é que acha que devo tentar pq pode dar complicações mais tarde… mas até agora convivo muito bem com isso!!

        Maxilar superior, lado direito, 4 dentes, do canino para trás, que ficam para dentro, onde o maxilar inferior se sobrepõe !! Marquei consulta com a ortodontista por desencargo de consciência, mas acredito que não valha a pena… Somente se isso talvez possa se tornar um PROBLEMÃO… mais para frente..mas do contrário vou deixar como está!! Se não aconteceu nada até agora…

        Muitíssimo obrigada por seu retorno, precisava de uma opiniãi!! Um Abraço

        1. Nilma,

          Concordo com você. Só valeria a pena se você fosse prevenir um PROBLEMÃO. Mas acho difícil algum profissional garantir que você jamais terá um problema relacionado à ATM se fizer o tratamento ortodôntico.

          Da mesma forma, não dá para assegurar que você terá um problema caso não faça o tratamento.

          Abraços!

          1. Então doutor, como havia comentado passei por 2 ortodontistas… ambos disseram que é uma prevenção descruzar a mordida porque pode ser que no futuro venha a ter problemas de articulação e aí será tarde para usar aparelho pois os dentes já estarão desgastados e que a solução será com ortopedista através de cirurgia… o que o dr. acha?? obrigada

          2. Nilma,

            Não sei se concordo com este prevenção. Não acho que seja garantido que você vá ter problemas de articulação se não descruzar a mordida.

            E acho que você deve perguntar se há uma garantia real de que, fazendo o tratamento, você nunca terá problemas de articulação.

            Se algum ortodontista garantir isso, tudo bem.

  2. ola doutor tenho 24 anos e ja fui a varios dentistas de ortodontia pois tenho um dente que nasceu torto e tenho a mordida cruzada;porem eu tive que fazer a extração do 2° pre molar do lado esquerdo superior pois nao consegui recupera-lo ,minha duvida é quando for colocar o aparelho o dentista podera fechar esse espaço sem deixar minha arcaria dentaria torta?ou terei que colocar uma protese nesse espaço?

    1. Ana,

      Se o seu caso tivesse originalmente a indicação de extração de um pré-molar apenas, exatamente do lado onde você perdeu o dente, tudo bem, o espaço pode ser fechado.

      Se a indicação for de duas extrações, bastaria extrair o dente do outro lado e os espaços seriam fechados.

      Mas se o caso é para ser tratado sem extrações, o fechamento pode criar assimetria no sorriso. E aí é melhor fazer uma prótese ou implante.

  3. Dr. André
    Tenho mordida cruzada, e comecei o meu tratamento ortodôntico a uns dois meses. Questionei a minha dentista sobre o tipo de tratamento que seria realizado, se usaria expansor do palato. Ela me disse que não seria necessário pois já tenho 20 anos. Uso aparelho fixo, só os brackets e o arco,mas por enquanto só nos dentes da frente, em cima e embaixo. Será que só o aparelho dará conta do tratamento, ou teria que fazer algum tipo de cirurgia.

    1. Só mais uma coisinha que esqueci de comentar, tenho os dentes superiores da frente bem tortos, aonde os incisivos laterais são por trás dos incisivos centrais, e minha dentista disse que se não conseguir alinhá-los seria necessário arrancar os 1° pré molares, isso é necessário?

    2. Thaís,

      Muitas vezes é possível descruzar uma mordida apenas com o aparelho e elásticos intermaxilares.

      Mas o aparelho precisa estar completo e alcançar os dentes cruzados.

      Ou seja, com o que está na boca atualmente não será possível descruzar a mordida.

  4. Ola, Dr. Andre
    Tenho 25 anos, o meu grande problema dentário é que minha mordida e invertida os 5 dentes fretais se sobrepõe a arcada de cima, o problema que em cima faltam 3 dentes (totalizando 12 dentes em cima) sendo um desses ainda de leite, não tem raiz, nesse caso eu teria que fazer um implante, mas esse não é um dos problemas que me preocupa, pois devido minha mordida invertida tenho (14 dentes em baixo), tenho mais dentes em baixo do que em cima, fui em uma profissional ela disse que pra minimizar um pouco esse problema eu teria que tirar (2 dentes) de baixo pra tentar encaixar a mordida…Minha duvida é ,seria necessário eu tirar mesmo esses 2 dentes o 3.4 e o 4.4? Ja que o meu caso é realmente cirúrgico e apenas minimizaria o meu problema, com apenas o aparelho eu não teria um resultado mesmo que insignificante? esse dentes não ira me faze falta??

    1. Thays,

      Se o caso é cirúrgico, qualquer tratamento sem cirurgia será apenas compensatório e não alcançará o resultado completo.

      Mas se este eventual resultado seria satisfatório para você, eu não tenho como saber. Aliás, estes casos são sempre difíceis de decidir mesmo.

      O ideal é conversar com vários profissionais e ir amadurecendo a ideia aos poucos antes de tomar qualquer decisão irreversível.

  5. Sem querer ser chato, mas o Sr. vai responder minhas perguntas? Não gostaria de ter minhas expectativas frustradas pois todo dia olho para ver uma possível resposta.

    Estou muito preocupado com essa desarmonia e essa foi a razão do post ter sido tão extenso.

    Me desculpe pelo incômodo de qualquer forma.

  6. Sem querer ser chato, mas o Sr. vai responder minhas perguntas? Não gostaria de ter minhas expectativas frustradas pois todo dia olho para ver uma possível resposta.

    Estou muito preocupado com essa desarmonia e essa foi a razão do post ter sido tão extenso.

    Me desculpe pelo incômodo de qualquer forma.

    1. Guilherme,

      Sem problema, eu andei muito atarefado nestes últimos dias e acabei atrasando as respostas que normalmente são dadas em dois ou três dias. E eu sempre respondo.

      Suas perguntas já foram respondidas e imagino que você tenha sido notificado por e-mail.

      Não é incômodo nenhum.

      Um abraço!

      1. Obrigado pelas respostas, estava tão ansioso que fui um pouco mal educado ao “pedir” rapidez nas respostas, imagino que seus compromissos profissionais lhe tomam grande parte do seu tempo, sendo que essa realidade aqui do site é um grande favor que o Sr faz a todos.

        Uma situação que não entendi muito bem, é possível descruzar a minha mordida cruzada do incisivo apenas com o aparelho? Ou isso dependeria de uma análise mais detalhada?

        Quanto ao lábio, é uma situação inusitada, porque por exemplo, tirando foto de cara limpa, sério, é evidente o problema, agora me olhando no espelho, da mesma forma, apenas bem de perto consigo perceber uma leve alteração, o mesmo aconteceu quando falei para outras pessoas, que só notaram quando chamei a atenção para o problema, estranho não?

        Estou torcendo para que o quadro se reverta totalmente.

        Agora uma última pergunta, se pelo menos não alinhar totalmente, uma melhora significativa vou obter não é? Não só apenas em relação ao lábio, mas na harmonia facial como um todo?

        Acredito que, por exemplo, o meu caso seja mais simples que uma mordida cruzada posterior, já que apenas um dente está prejudicado, mas mesmo assim já foi o suficiente para causar todo esse transtorno, enfim, estou me atendo a esse fato para ter esperanças.

        Muito obrigado mais uma vez, e se o Sr. não se importar, quando souber realmente a gravidade da situação, posso vir aqui fazer um breve comentário sobre essa questão do lábio.

        Mais uma vez eu lamento por não morar no RJ e por consequência não poder me consultar com o Sr.

        Abraço.

        1. Guilherme,

          Não se preocupe com isso. Eu sei como estas dúvidas são estressantes.

          Bem, não posso garantir que seu dente será descruzado, mas quando se tem apenas um elemento nesta condição, normalmente é possível o descruzamento com o aparelho fixo apenas.

          A alteração no lábio é pequena por que a alteração no desenho da arcada também é.

          Quanto à sua satisfação com o resultado, depende da condução do tratamento.

          Você deve depositar suas esperanças na escolha de um ortodontista comprometido com o seu resultado. Recomendo a leitura das 10 dicas para escolher o seu ortodontista. aqui no blog mesmo.

          Eu gostaria muito de saber da evolução do seu tratamento. Por favor, mantenha-me informado. Você será sempre bem-vindo.

          Obrigado pela confiança e tudo de bom para você!

  7. Boa Tarde.

    Possuo mordida cruzada e a pouco tempo fui a uma ortodontista com a única preocupação de alinhar os dentes. Após a consulta, reparei que tenho uma desarmonia do lado direito, justamente em razão da mordida cruzada. Pelas fotos disponibilizadas aqui no site, vi que a mordida é unilateral, e de apenas um dente (o 32 que está na frente do canino superior).

    Vou esclarecer tudo com a ortodontista na próxima consulta, ela inclusive pediu os exames para avaliar melhor o caso, mas por uma olhada prévia, ela acha que o tratamento irá durar um ano e alguma coisa, e que vou ficar com o aparelho superior por bastante tempo (uns 4 meses) antes de colocar o inferior, para expandir a maxila.

    O problema da desarmonia só percebi em casa, se não já teria esclarecido com a profissional, entretanto agora fiquei realmente encucado.

    Tendo em vista o caso, o Sr. acha que apenas o aparelho ortodôntico irá corrigir a mordida (tenho 22a) ou será preciso usar o disjuntor ou até mesmo passar pela cirurgia ortognática?

    Fiquei realmente assustado pois por fotos, ficando neutro, o lábio direito está realmente torto, mas pessoalmente não se percebe (pelo menos eu acho que não, tanto é que nunca me chamou a atenção). Tenho chances de ficar com o rosto harmônico após a correção ou a deformidade já se instalou e o que resta agora é impedir que ela avance?

    Prepararei uma série de perguntas para o retorno, já de posse dos exames, mas de antemão fiquei muito assustado e preocupado, e por isso gostaria que o Sr. na medida do possível esclarecesse as minhas dúvidas.

    Muito obrigado

    1. Só me corrigindo, como o dente cruzado fica na parte posterior, acredito que não seja mordida cruzada posterior, mas sim anterior ou invertida de apenas um dente que desceu um pouco e causou a desarmonia.

      O dente cruzado é o incisivo lateral direito inferior e apenas ele.

      Estava olhando algumas fotos e definitivamente meu lábio não era torto a uns 3/4 anos atrás. Como não tenho costume de tirar fotos, talvez não tenha percebido a evolução do problema, mas em razão de ninguém ter chamado a minha atenção para o fato e muito menos eu ter percebido, me dá esperanças de que o caso não seja muito grave.

      Outra informação que passei erroneamente foi que o incisivo inferior estava na frente do canino, na verdade ele está a frente do incisivo superior equivalente ( o 22).

      Me desculpe pela confusão que fiz…

      Agora de posse das informações corretas as perguntas são as mesmas do post anterior.

      Fora esse problema, apenas os incisivos superiores são tortos, como se não tivesse havido espaço suficiente para eles nascerem da forma correta.

      Reitero meu agradecimento por eventuais esclarecimentos, claro que não conclusivos tendo em vista que seria necessário um olhar clínico de posse dos exames necessários, mas apenas a título de possibilidades, pois como já comentei, estou bastante preocupado.

      Infelizmente não moro no RJ para ir a uma consulta mas o parabenizo por esse espaço e pela sua atenção.

      1. Guileherme,

        Como eu disse antes, acredito que seja possível resolver seu problema estético de forma mais simples e que a situação do lábio melhore com a correção do incisivo cruzado.

    2. Guilherme,

      Desarmonias ósseas já estão instaladas e não devem sofrer grandes alterações apenas pela ação do aparelho fixo.

      O disjuntor é mais eficaz em algumas situações de compressão maxilar.

      Mas às vezes a simples correção dos dentes pode melhorar o comportamento da musculatura labial e trazer benefícios para a harmonia facial. Ou seja, como o seu problema não parece ser muito evidente, talvez o caminho seja este mesmo.

      Só não tenho como afirmar sem examinar você.

  8. Olá doutor,bom hoje fui ao dentista pra minha surpresa ele falou que tenho a mordida torda,e na parte inferior tenho um espaço que caberia dois dentes porque houve um afastamento,disse que somente uma cirurgia resolveria porque o osso nao cresceu algo assim,gostaria de saber sua opniao por favor,desde ja agradeço.

  9. Ola, Dr.

    uso aparelho fixo a 3 meses meu dentista esta tentando descruzar meu dente Canino superior direito a 2 meses, como tecnica ele levanta (limita) minha mordida atravez de uma macinha colocada nos dentes de traz dos dois lados, isso incomoda muito, este procedimento esta correto?

  10. Ola, Dr.

    uso aparelho fixo a 3 meses meu dentista esta tentando descruzar meu dente Canino superior direito a 2 meses, como tecnica ele levanta (limita) minha mordida atravez de uma macinha colocada nos dentes de traz dos dois lados, isso incomoda muito, este procedimento esta correto?

  11. Olá Dr.
    ja uso aparelho ortodontico há muito tempo e no momento estou usando apenas para descruzar o molar, no meu caso, bilateral.
    No entanto, vai fazer 1 ano e o mesmo ainda não descruzou.
    Minha Dentista vai colocar além dos dois fios que ja uso, mais uma ativação no céu da boca para tentar descruzar, caso não dê certo ela comentou que só com cirurgia.
    essa cirurgia para descruzar o molar é muito complicada?
    não existe outro meio além da cirurgia?
    Esse aparelho no céu da boca é comum e eficiente?
    Obs: sei que é muiito complicado uma análise a distancia, mas caso o senhor consiga responder essas perguntas ficarei muito grata.

    att,

  12. Olá, quando eu tinha 17 anos me lembro bem o Dr dizendo que tinha mordida cruzada e que isto traria incomodo mais tarde. Por ser jovem muito jovem na época não dei muito ligue. Hoje tenho 29 anos e desde os 24 esses incomodo me persegue. Dores de cabeça, nuca, face. oque preciso fazer???

  13. Bom dia Dr. Andre,

    Eu coloquei o aparelho fixo, e agora ao colocar o de baixo não consigo morder corretamente. Os dentes do lado esquerdo apoiam nos brackts do aparelho de baixo, com isto nenhum dos dentes se encostam quando fecho a mordida. Quando coloquei o aparelho da outra vez não tive este problema.
    Isso é normal? E qual profissional devo procurar para ter a certeza que o aparelho foi colocado corretamente? Eu assinei um contrato na empresa do dentista no qual se eu sair por qualquer motivo sem ser liberada pelo dentista, pago uma multa de quase R$2.000,00, por isso gostaria de alguma forma ou ter a certeza que o tratamento esta sendo feito da forma correta e ficar tranquila ou conseguir sair deste tratamento sem ser lesada. Peço que por gentileza me auxilie.

    1. Rayanne,

      O toque entre o aparelho inferior e os dentes superiores pode ocorrer em alguns casos, mas causa um certo desconforto.

      Você deve em primeiro lugar conversar com o seu ortodontista para saber se este toque era esperado e o que pode ser feito para resolver o problema ou ao menos minimizar o desconforto.

      Se não ficar satisfeita com as explicações ou soluções pode consultar outro ortodontista para avaliar o caso.

      Quanto à questões contratuais, eu prefiro não dar opinião, pois eu não trabalho com este tipo de contrato.

  14. ola meu dentista me falei que eu teria que colocar uns mini implante para corrigir a mordida cruzada,gostaria de saber se a outro tratamento pq os implantes sao mtos caros.obrigada

    1. Aline,

      Existem diversas opções para correção de mordidas cruzadas que dependem do tipo de mordida cruzada, da idade do paciente e do grau de severidade do problema entre outros fatores.

  15. Boa tarde, eu uso aparelho desde os 8 anos devido mordida cruzada unilateral, agora tenho 16 anos e meu dentista falou que meu caso é apenas cirurgico, porém consultei outro especialista e ele disse que consegue ajustar meu problema dentario apenas com aparelho fixo, estou em duvida e nao sei aonde recorrer, nao quero fazer cirurgia mais tambem nao quero pagar outro dentista pra continuar o mesmo problema, voce acha que meu caso pode ser ajustado com aparelho fixo ou apenas cirurgia?

    1. Gabriela,

      O que posso dizer é que se você ficou dos 8 aos 16 para descruzar uma mordida e só agora o seu ortodontista concluiu que você precisa de cirurgia, acho que vale a pena ouvir outros profissionais.

      Mas não tenho como responder sem uma avaliação clínica. Acho que você vai precisar consultar mais alguns ortodontistas para tentar tirar esta dúvida.

  16. Olá Dr.

    Estou com uma dúvida, possuo mordida cruzada apenas de um lado, céu da boca profundo, e minha linha média é um pouco deslocada. Já tenho 26 anos, no meu caso é possível o uso de aparelho lingual?

  17. Olá Dr.

    Estou com uma dúvida, possuo mordida cruzada apenas de um lado, céu da boca profundo, e minha linha média é um pouco deslocada. Já tenho 26 anos, no meu caso é possível o uso de aparelho lingual?

    1. Daniel,

      Provavelmente o seu caso pode ser tratado com ortodontia lingual, mas se você tem todo um lado em mordida cruzada, com palato profundo e desvio de linha média, deve ser necessário fazer uma expansão da arcada superior antes da instalação do aparelho fixo. Sendo este lingual ou convencional.

      A sua idade não é problema para o tratamento com ortodontia lingual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe

Artigos Recentes