Mordida cruzada é um dos problemas oclusais mais comuns que encontramos no nosso dia a dia na clínica de ortodontia.
Sua correção deve ser feita o mais cedo possível para evitar que o desenvolvimento ósseo da face seja prejudicado.
Neste post vamos mostrar com muitas imagens todos os tipos de mordida cruzada, suas causas e problemas relacionados à esta maloclusão.
Uma mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior fecham por dentro dos dentes da arcada inferior.
Siga nosso Instagram: drandremoreira_ortodontista
Mordida Invertida
Quando isso acontece na parte anterior da arcada, chamamos de mordida invertida.
Na mordida invertida podemos ter todos os incisivos inferiores fechando na frente dos superiores, mas se houver apenas um dente nessas condições, ainda consideramos uma mordida invertida.

A mordida invertida compromete a estética do sorriso de forma impactante. Além de submeter os dentes a um trauma violento pela forma como se relacionam com os seus antagonistas.
Nas mordidas cruzadas anteriores ou invertidas até mesmo placas removíveis podem ser uma opção para um descruzamento rápido, eliminando o trauma da oclusão errada.
Um dente que sofra um trauma constante pode apresentar dor, mobilidade, perda óssea, retrações gengivais e até mesmo ser condenado à extração.

Por isso, procurar uma solução o mais rápido possível é a conduta indicada.
Mordida cruzada unilateral
A mordida cruzada lateral ocorre quando um ou mais dentes posteriores inferiores ocluem por fora da arcada superior.
A mordida pode ser cruzada apenas de um dos lados, ou seja: unilateral. Normalmente esse problema vai resultar em assimetrias faciais se não for corrigido ainda na infância.
Isso ocorre devido à mastigação ser realizada de forma desequilibrada, estimulando mais o crescimento ósseo de um lado do que do outro.
Essas assimetrias se consolidam por volta dos 12/14 anos de idade. Depois disso, mesmo que a mordida seja corrigida, a assimetria facial vai estar instalada de forma irreversível.
O crescimento ósseo da face já está cessando nessa fase da vida.

Mordida cruzada bilateral
As mordidas cruzadas também podem ser bilaterais, ou seja, o cruzamento ocorre em ambos os lados.
Nesses casos o risco de assimetria facial é menor.
Mas quando temos uma mordida cruzada posterior bilateral de vários dentes, possivelmente estamos diante de uma compressão maxilar, que é o estreitamento da arcada superior.
A compressão maxilar costuma estar relacionado a problemas respiratórios na infância como a respiração bucal.

Havendo uma compressão maxilar o tratamento da mordida cruzada deve passar pela expansão ou disjunção da maxila (o osso da arcada superior).
Mordida cruzada de apenas um dente
Por outro lado, se apenas um dente se apresenta cruzado o problema pode estar relacionado à falta de espaço para erupção.
Esse fato pode levar o dente a nascer fora da posição (o superior mais para dentro da arcada ou o inferior mais para fora).
Nestes casos a correção pode ser feita com aqueles elásticos intermaxilares que prendem nas duas arcadas, em conjunto com o aparelho fixo.

Sempre devemos ser rápidos ao lidar com mordidas cruzadas. Os problemas crescem e se consolidam de forma decisiva nesses casos.
Por isso é tão importante corrigir este problema ainda na infância. Nesta fase, a correção devolve o desenvolvimento correto à face e as assimetrias que tenham se formado vão desaparecendo com o crescimento.
Com seis anos de idade já é possível corrigir mordidas cruzadas.
Quando corrigimos mordidas cruzadas laterais posteriores em adultos, muitas vezes não conseguimos reverter as alterações no crescimento da face.
Como já foi dito, essas discrepâncias se consolidam por anos mastigando de forma errada. Mesmo corrigindo-se a mordida, a face continua assimétrica.
E ainda podemos incluir os distúrbios têmporo-mandibulares (DTM) como outro problema que pode ser desencadeado ou agravado por uma mordida cruzada.
A correção desses problemas sempre é trabalhosa.
As forças da mastigação trabalham contra, empurrando o dente que queremos movimentar de volta para o cruzamento.
Por isso, quando se trabalha com elásticos intermaxilares a colaboração do paciente é tão importante.
Quando usamos expansores ou disjuntores as ativações também precisam seguir rigorosamente a indicação do ortodontista.
Se você tem uma mordida cruzada ou percebeu que alguma criança na sua família apresenta o problema, procure um ortodontista.
Peça orientação para evitar complicações no futuro.
Você gostaria de ver fotos de tratamentos desse tipo de problema? Clique no botão abaixo:
[maxbutton id=”5″ ]






Respostas de 417
Oi Dr. André. Acabei lendo o post novamente e gostaria de saber o que são essas placas removíveis usadas no descruzamento das mordidas cruzadas anteriores ou invertidas ? É uma opção de tratamento para adultos ou só funciona para crianças/adolescentes? E quanto aos elásticos intermaxilares? Eles são eficazes no descruzamento da mordida invertida de apenas um dente? Qual dos dois métodos é mais eficaz?
O desenvolvimento facial assimétrico ocasionado pela mordida cruzada invertida, se não tratado, continua avançando por toda a vida ou só na fase de desenvolvimento/crescimento? Pq pela minha experiência, até uns 20 anos não notava nada de errado com o meu rosto, mas hj com 22 anos noto algumas assimetrias como já relatei.
Guilherme.
Placas ou elásticos são dispositivos que funcionam para descruzar mordida. Mas a eficácia depende de como são usados.
O desenvolvimento assimétrico ocorre principalmente durante o crescimento facial. Mas isso pode ocorrer entre os 20 e 22 anos sim,
Oi Dr. André. Acabei lendo o post novamente e gostaria de saber o que são essas placas removíveis usadas no descruzamento das mordidas cruzadas anteriores ou invertidas ? É uma opção de tratamento para adultos ou só funciona para crianças/adolescentes? E quanto aos elásticos intermaxilares? Eles são eficazes no descruzamento da mordida invertida de apenas um dente? Qual dos dois métodos é mais eficaz?
O desenvolvimento facial assimétrico ocasionado pela mordida cruzada invertida, se não tratado, continua avançando por toda a vida ou só na fase de desenvolvimento/crescimento? Pq pela minha experiência, até uns 20 anos não notava nada de errado com o meu rosto, mas hj com 22 anos noto algumas assimetrias como já relatei.
Guilherme.
Placas ou elásticos são dispositivos que funcionam para descruzar mordida. Mas a eficácia depende de como são usados.
O desenvolvimento assimétrico ocorre principalmente durante o crescimento facial. Mas isso pode ocorrer entre os 20 e 22 anos sim,
Olá, uso uma prótese dentária a mais de 30 anos e venho percebendo que os sulcos no rosto em volta da boca estão bem profundos e me disseram que poderia ser do uso incorreto da prótese com relação a tamanho e mordedura…isso esta certo se trocar a prótese irá ter alguma melhorara nesse sulcos do rosto… obrigado
Henrique,
Esta questão sai da minha especialidade, o ideal é consultar um dentista protesista.
Olá, uso uma prótese dentária a mais de 30 anos e venho percebendo que os sulcos no rosto em volta da boca estão bem profundos e me disseram que poderia ser do uso incorreto da prótese com relação a tamanho e mordedura…isso esta certo se trocar a prótese irá ter alguma melhorara nesse sulcos do rosto… obrigado
Henrique,
Esta questão sai da minha especialidade, o ideal é consultar um dentista protesista.
Oi Dr. André, meu nome é Guilherme e havia feito algumas perguntas em dezembro de 2013 época em que ainda não havia colocado o aparelho, como já tinha relatado, meu problema é mordida cruzada anterior de apenas um dente, atualmente estou com o aparelho fixo na parte superior e ainda não coloquei o da parte inferior, que é onde está este dente cruzado.
Na ocasião minha dúvida era sobre a desarmonia labial que esta mordida cruzada ocasionara, ou seja, a parte direito do meu lábio é um pouco caída, pouco perceptível em fotos e não perceptível pessoalmente (apenas se eu chamar atenção para o problema).
Bom, venho percebendo que em decorrência dessa mordida cruzada estou com uma desarmonia facial, novamente perceptível em fotos, além dos lábios, os olhos estão desarmônicos, um mais alto que o outro , tal como as sobrancelhas. Início do ano fiz uma blefaroplastia justamente para corrigir o excesso de pele que tinha e que me fazia forçar a vista, entretanto ,essa desarmonia que eu pensava que tinha se instalado em razão desse meu problema de visão, continua.
Minha pergunta é a seguinte: O senhor acha que tanto esse meu problema nos lábios quanto essa desarmonia facial dos olhos (o olho do lado da mordida mais alto) e até nas narinas (a narina do lado da mordida mais baixa) foi ocasionada por essa mordida cruzada que provocou uma mastigação errada e consequente crescimento anormal/ desarmonia facial? Andei pesquisando e li que mastigação errada (tendenciosa para apenas um lado) pode provocar diferença entre os lados da face.
Como é possível apenas um dente nessa condição fazer todo esse estrago? É normal essas condições ficarem mais visíveis em fotos do que pessoalmente? Pq sinceramente, me olhando no espelho eu não consigo perceber a desarmonia dos olhos, apenas do lábio e bem sutilmente a da narina, apesar do oftalmo que realizou a cirurgia ter me alertado dessa desarmonia dos olhos.
Existe correção para isso tudo ? Depois do dente em pauta ser descruzado essa desarmonia vai ser amenizada (lábio, olhos e narina)? Em caso negativo, quais as alternativas que tenho? Há intervenção cirúrgica (plástica ou ortognática- não sei se essa última caberia) para casos em que a mastigação errada provocou uma desarmonia? Ou o senhor acha que essa desarmonia está sendo provocada pela movimentação dos dentes por meio do aparelho? Como não tenho o costume de tirar fotos e o problema da desarmonia é bem sutil a olho nu, não sei precisar o período em que de fato começou o problema.
Desculpe pela enxurrada de perguntas e desde já agradeço pela atenção.
Guilherme,
Realmente uma mastigação assimétrica pode causar todas estas alterações.
Eu acredito que o descruzamento pode melhorar apenas a questão do lábio, a altura dos olhos já deve estar consolidada a esta altura. Mas deve ser um problema discreto só perceptível em fotos, quando você pode se ater aos detalhes.
Grande parte das pessoas tem assimetrias assim e nem mesmo percebe.
Quanto ao fato de um único dente causar tanto estrago, na verdade este dente também pode ser uma consequência da mastigação desequilibrada. Pode-se apresentar assimetria facial mesmo sem uma mordida cruzada.
Oi Dr. André, meu nome é Guilherme e havia feito algumas perguntas em dezembro de 2013 época em que ainda não havia colocado o aparelho, como já tinha relatado, meu problema é mordida cruzada anterior de apenas um dente, atualmente estou com o aparelho fixo na parte superior e ainda não coloquei o da parte inferior, que é onde está este dente cruzado.
Na ocasião minha dúvida era sobre a desarmonia labial que esta mordida cruzada ocasionara, ou seja, a parte direito do meu lábio é um pouco caída, pouco perceptível em fotos e não perceptível pessoalmente (apenas se eu chamar atenção para o problema).
Bom, venho percebendo que em decorrência dessa mordida cruzada estou com uma desarmonia facial, novamente perceptível em fotos, além dos lábios, os olhos estão desarmônicos, um mais alto que o outro , tal como as sobrancelhas. Início do ano fiz uma blefaroplastia justamente para corrigir o excesso de pele que tinha e que me fazia forçar a vista, entretanto ,essa desarmonia que eu pensava que tinha se instalado em razão desse meu problema de visão, continua.
Minha pergunta é a seguinte: O senhor acha que tanto esse meu problema nos lábios quanto essa desarmonia facial dos olhos (o olho do lado da mordida mais alto) e até nas narinas (a narina do lado da mordida mais baixa) foi ocasionada por essa mordida cruzada que provocou uma mastigação errada e consequente crescimento anormal/ desarmonia facial? Andei pesquisando e li que mastigação errada (tendenciosa para apenas um lado) pode provocar diferença entre os lados da face.
Como é possível apenas um dente nessa condição fazer todo esse estrago? É normal essas condições ficarem mais visíveis em fotos do que pessoalmente? Pq sinceramente, me olhando no espelho eu não consigo perceber a desarmonia dos olhos, apenas do lábio e bem sutilmente a da narina, apesar do oftalmo que realizou a cirurgia ter me alertado dessa desarmonia dos olhos.
Existe correção para isso tudo ? Depois do dente em pauta ser descruzado essa desarmonia vai ser amenizada (lábio, olhos e narina)? Em caso negativo, quais as alternativas que tenho? Há intervenção cirúrgica (plástica ou ortognática- não sei se essa última caberia) para casos em que a mastigação errada provocou uma desarmonia? Ou o senhor acha que essa desarmonia está sendo provocada pela movimentação dos dentes por meio do aparelho? Como não tenho o costume de tirar fotos e o problema da desarmonia é bem sutil a olho nu, não sei precisar o período em que de fato começou o problema.
Desculpe pela enxurrada de perguntas e desde já agradeço pela atenção.
Bom Dia,
Tenho 20 anos e usei aparelho móvel dos 12 anos aos 16 anos a fim de expandir o céu da boca. Eu interrompi o tratamento pois estava muito incomodo e tinha muita dificuldade para falar com este aparelho. Agora estou a procura de dentista p/ colocar aparelho fixo e um deles me disse que a minha mordida é cruzada e que será preciso usar o hirax para expandir o ceu da boca novamente pois o tratamento anterior não deu resultado… Outro dentista disse que eu não precisaria o hirax pois o céu da boca já está expandido e assim eu poderia usar somente o fixo de braquetes e assim a mordida cruzada seria corrigida.
Doutor o senhor acredita que posso tratar a mordida cruzada apenas com aparelho fixo? Não quero usar o hirax pois trabalho vou a faculdade não quero passar novamente pela dificuldade de fala.
Larissa,
O que vai definir o que vai ser necessário no seu tratamento são as condições das arcadas.
Esta é uma avaliação complexa que precisa ser feita com critério.
Não tenho como dar uma opinião sem avaliar clinicamente.
ola dr. tenho 23 anos faz 2 anos que estou com aparelho , tenho o queixo levemente para frente e a mordida um pouco cruzada,uma antiga dentista havia me dito que eu poderia ocorrer a cerurgia ou aparelho no ceu da boca. a atual ela me falou só da cerurgia(e como eu não vou fazer) ela quer finalizar meu caso agendar para retirada do aparelho, mas eu vou continuar com a mordida assim, isso pode? ela nm tentou o uso do elastico .
aguardo a resposta obrigado
Carla,
Se o caso é cirúrgico, significa que só é possível uma correção completa com cirurgia.
Se o ortodontista e o paciente decidem fazer um tratamento compensatório, deve ficar bem claro quais são as limitações em termos de resultado (pois nunca vai ficar igual ao tratamento cirúrgico).
Então, deve valer o que foi combinado no início do tratamento.
Olá, usei aparelho dos 15 aos 21 anos. Hoje tenho 30 e voltei a ter apinhamento. Procurei alguns dentistas para avaliação e todos me disseram que tenho a mordida errada. Após avaliação a dentista me disse que o tratamento seria demorado pois tenho a raiz do dente gasta, devido ao tratamento anterior. Coloquei o aparelho para corrigir somente o apinhamento pois vou casar… Não sinto absolutamente nada na mordida, nem dor, nem incomodo… Terei algum problema em continuar com a mordida errada?
Daniela,
Em primeiro lugar o termo “mordida errada” é muito vago. Cobre dos ortodontistas diagnósticos mais específicos, prazos definidos e clareza nos benefícios que o tratamento pode lhe trazer.
Se há realmente reabsorção das raízes, isso precisa ser monitorado radiograficamente durante o tratamento.
Quanto a ter problemas no futuro, não acho que seja possível afirmar categoricamente que isso ocorrerá caso não faça o tratamento, assim como não se pode garantir que nunca terá nada se fizer o tratamento.
Boa tarde !
Dr André,tenho 44 anos e tenho mordida no cruzada.Isso me traz muito constrangimento e por isso não tive coragem de procurar um especialista.Será q mesmo nessa idade ainda consigo reverter a situação dos meus dentes? Existe algum tratamento adequado?
Aguardo sua orientação.
Maria,
Não tenho como dizer qual é a solução para o seu caso sem avaliá-la clinicamente. Mas a sua idade não é problema e acho que haverá uma forma de ao menos disfarçar o seu problema. Procure um ortodontista na sua cidade para uma consulta.
Recomendo a leitura das 10 dicas aqui do Blog.
Bom dia !
Dr André,agradeço sua atenção respondendo a minha pergunta.Estou tomando coragem pra procurar um especilialista p/ esse me problema.Valeu mesmo.
Abraços!
Que bom Maria! Não deixe de ler as 10 dicas do Blog.
Fique com Deus!
Olá Dr. André, tenho mordida cruzada anterior completa e ausência dos incisivos laterais superiores. Quando era criança estive em tratamento odontológico e quando tinha 14 anos minha mordida estava completamente corrigida e estava pronta para os implantes, só esperava a idade certa, porém, por questões financeiras, meu pai abandonou meu tratamento… hj estou com 24 anos e a mordida cruzada voltou completamente. Nessa idade para descruzar a mordida, tenho que fazer a cirurgia ou só o aparelho resolve já que já tive a mordida descruzada há mais de 10 anos atras?? e se eu optar em continuar com a mordida cruzada (pois esteticamente e funcionalmente não me prejudica em nada) e só usar o aparelho para corrigir o problema da ausência dos incisivos laterais superiores, tem algum problema??
Obrigada!
Gabriela,
Será que você quis dizer mordida cruzada anterior? Não seria posterior? Pois a anterior costuma comprometer a estética.
De qualquer forma, deve ser possível apenas aumentar os espaços para os implantes sem descruzar a mordida. Só não posso afirmar com certeza sem ver o caso.
Sim, Dr.. é mordida cruzada anterior mesmo, os dentes da mandíbula estão a frente dos da maxila, porém meu antigo dentista dizia que curiosamente, me olhando de frente e mesmo de lado, não parece que eu apresento esse quadro, esteticamente realmente não me prejudica. O que me incomoda mesmo é a ausência dos incisivos laterais superiores. Recentemente, procurei um ortodontista e ele não me recomendou a cirurgia ortognástica para descruzar a mordida, disse que iria tratar com o aparelho fixo e alertou que não conseguiria mudar a disposição do osso, e que o tratamento seria descruzar o dentes, “puxando” os dentes inferiores para traz e os superiores para frente. Porém disse que meu prognóstico era desfavorável, que só seria favorável se eu fizesse a cirurgia ortognástica, o que significa esse prognóstico? é que pode não dar certo, ou que a mordida cruzada pode voltar? o que o senhor acha da avaliação dele? se o sr. puder responder eu agradeço muito! e Muito obrigada pela atenção!!!
Gabriela,
Ele precisa deixar claro que aspecto do resultado pode não ser alcançado.
Se você tem um prognatismo obviamente um tratamento compensatório não-cirúrgico terá suas limitações em termos de alterar a estrutura óssea.
Mas se for possível descruzar a mordida e criar espaço para implantar os laterais, podemos considerar que foi um sucesso, certo?
Então, o prognóstico depende do parâmetro que será usado para medi-lo.
Boa tarde. o dentista me avaliou e constatou mordida cruzada e aberta, indicou cirurgia porém sem garantias. A cirurgia em si já me assusta e não me agrada. Tenho 36 anos e me preocupa pois sei que meus dentes estam sendo sobrecarregados e quebrando. Queria fazer uso da placa para dormir pois é quando percebo que travo a mordida, mas só me recomendam a cirurgia. Sei que é difícil dar opinião sem avaliar, mas gostaria de saber caso eu decida não fazer a cirurgia que riscos corro?
Scheylla,
Se você está preocupada apenas com a quebra dos dentes (que provavelmente está relacionada ao bruxismo), talvez uma placa, associada ao tratamento de conscientização e higiene do sono, seja o suficiente.
Veja o post sobre bruxismo aqui no Blog.
Olá !
uso o aparelho auto ligado e tenho a mordida cruzada, inclusive tive um deslocamento de disco devido a isso, gostaria de saber se só o elástico q meu ortodentista mandou usar vai resolver o problema da minha mordida e do deslocamento?
Obrigada !
Milly,
O uso de elásticos é uma forma de descruzar mordida, mas não a única. A sua indicação depende do caso. Não tenho como responder sem avaliar o paciente clinicamente.
Dr. sou recém formada em técnico de prótese dentária, me apaixonei pela orto e quem já me viu mexendo nos fio, diz que levo muito jeito, estou a procura de uma oportunidade onde eu possa aprender mais e ampliar meus conhecimentos, estou sem verba para aplicar em cursos de especialização, gostaria mesmo de um trabalho ou um laboratório onde eu possa me dedicar a esta paixão, será que o dr. poderia de alguma jeito me ajudar? Desde de já agradeço, adorei seu blog e achei lindo os aparelhos. Rosangela
Obrigado Rosangela!
Bem, acho que você deve botar a mão na massa e começar a fazer alguns aparelhos. Compre um livro e vá treinando tanto as dobras quanto a acrilização.
Se você tem habilidade, não será difícil fazer placas de contenção por exemplo.
Depois passe para os aparelhos funcionais iniciando pelo Klamt ou Bionator.
Faça um mostruário bem bonito e comece a oferecer aos ortodontistas.
Obviamente você deve fazer um curso assim que possível.
Boa sorte!
Obrigada pelas dicas!
O dr. teria indicações de livros bons para este treino?
Mais uma vez agradeço sua atenção.
Rosangela,
Não tenho como indicar um livro de prótese ortodôntica agora, mas acredito que não seja difícil encontrar na internet.
Vou conversar com a minha protética e se tiver alguma coisa, volto a escrever, ok?
Mais uma vez agradeço sua atenção.
Pois é não encontrei na internet livros assim, só vejo livro para ortodontista, falando sobre caso.
Tomará que sua protética possa me ajudar e quem sabe ela precise de uma auxiliar.
Rosangela,
O livro é “Ortodontia e seus dispositivos!, mas parece que está em falta.
bom dia
comecei a fazer tratamento ortodontico num ortodontista conceituado ha 2 meses. o meu problema era a linha media desviada em cima e projecao dos dentes superiores. alem disso o meu canino (23) nao tinha espaco para descer ate a sua posicao normal. extrairam-me o 24 para o canino descer e a linha media ficar certinha. no entanto, agora tenho mordida cruzada inferior no meu lado esquerdo e a mandibula deste lado esta ficando desviada para a esquerda. a minha cara esta a ficar assimetrica! o que esta a contecer? o que faco entao? obrigada.
Carolina,
Não tenho como avaliar sem ver você pessoalmente. Mas acho que o seu ortodontista pode explicar o que está ocorrendo e como isso pode ser resolvido.
Como ainda está no início, possivelmente é apenas um momento do tratamento.
ola gostaria de saber como proceder quanto a uma situação q estou passando faço tratamento ortodôntico em uma clinica na qual mudarão de orto varias vezes e crusarao minha mordida oq faço agora?
Andreia,
Se você já percebeu que há uma grande rotatividade de profissionais, talvez seja melhor procurar um ortodontista que faça seu tratamento do início ao fim.
obrigada..
Por nada!
Bom Dia,
Ja usei aparelho por quase 7 anos quando tinha 14 anos foi quando coloquei, tenho 23 anos e quando retirei o aparelho vi que meus dentes ainda estavam muito tortos e a mordida não fechava, retirei o aparelho mesmo assim pois viajava muito e não tinha como fazer a manutenção correta. Só que agora meu dentes voltaram a entortar mais ainda, tenho a mordida cruzada dos dois lados e não tenho uma das presas pois foi retirada cirurgicamente do céu da boca,por esse motivo meu dentes são extremamente desalinhados.
Minha pergunta é a seguinte, quero colocar aparelho novamente já fiz avaliações com alguns dentistas, mas alguns me falar que por causa da minha idade o expansor o (aparelho com chave), pode nao fazer o efeito esperado, e que talvez tenha a necessidade de cirurgia, gostaria de saber se essa informação é correta ou se somente com o aparelho fixo e o do céu da boca podem fazer uma boa diferença,pois sei que não terei coragem de fazer cirurgia no céu da boca novamente, e se o correto seria por um implante para suprir a falta da presa ou se existe alguma outra opção, Agradeço desde já sua atenção
Jéssica,
Não tenho como responder sem ver o caso.
Mas posso dizer que a disjunção sem cirurgia pode ser bem sucedida em pacientes na sua idade. Mas nem sempre. Por isso é importante estar com um ortodontista experiente e em quem você confie.
A decisão entre abrir o espaço e fazer o implante ou extrair um dente do outro lado para compensar, depende da avaliação do caso.
Boa Noite Doutor,
tenho mordida cruzada, os superiores encontram-se com os inferiores, faz uns 4 meses que estou fazendo tratamento, uso no superior para deslocar os dentes para frente um aparelho auto-ligado, e no inferior um mais simples, estou achando os meus superiores muito deslocados para frente, o Sr. Acha que tem algum problema no meu tratamento? ou é normal eles ficarem assim no começo?
Obrigado pelo atenção
o seu Blog é muito útil, pois tira duvidas de muitas pessoas.
Obrigado Josimar!
Não tenho como avaliar o seu tratamento sem vê-lo pessoalmente.
Se você tem uma mordida invertida (cruzada na frente) talvez tenha um problema de discrepância óssea também (prognatismo) e se for este caso, é bem provável que os dentes superiores terminem com alguma inclinação para compensar o problema ósseo, que só poderia ser corrigido cirurgicamente.
Já tinha me falado que eu precisava de uma cirurgia de deslocamento do maxilar, esse dentista que passa me afirmou que poderia corrigir somente com o aparelho, não sendo necessário á cirurgia, outra questão, é que desde que coloquei o aparelho, vejo diferenças na minha fala, como se estivesse com obstruções, estou tendo muita dificuldade de pronuncia, e não estou conseguindo pronunciar corretamente algumas palavras – isso é normal?
Josimar,
Sim, é normal sentir diferença e mesmo dificuldade na fala no início.
Dr meu marido tem 51 anos, e tem a mordida cruzada, ele foi a 3 dentista, 2 disseram que ele não deve usar aparelho, ja outro disse q sim. Teve um que disse q os dentes pode amolecer e cair! o q vc axa?
Laiza,
Dentes em trauma podem sofrer perda óssea e amolecer chegando a cair em casos mais graves. Mas não tenho como saber se este é o caso do seu marido sem avaliar clinicamente.
Tenho idade avançada (70) anos, a mais ou menos uns (03) treis anos passados, fiz dois implante do lado direiro da boca , um ebaixo e outro em cima, agora esta apresentando alguns sintomas de cruzadas; mordo na bochecha do outro lado,isto é na esqueda, o que fazer?
Ismar,
talvez seja necessário refazer uma ou ambas as coroas, mas esta não é minha especialidade.
De qualquer modo, é difícil prever o comportamento dos tecidos moles (bochechas) e por isso mesmo, algumas vezes não é fácil resolver este tipo de problema.
Acho que você deve voltar ao seu dentista e conversar sobre isso com ele.