Quando o ortodontista cola os brackets mas não coloca as bandas nos molares, o aparelho fixo já começa a funcionar? Ou só após a cimentação das bandas é que o tratamento começa efetivamente?
Esta é uma dúvida muito comum aqui no blog e vamos tentar respondê-la de uma vez por todas.
Em primeiro lugar, para quem não compreende ainda os termos “banda”, “anel” e “tubo” eu recomendo a leitura deste outro post: Bandas (ou anéis), usar ou não?

Siga nosso Instagram para ver o que há de mais moderno em ortodontia.
Entendeu agora? Vamos em frente então:
Como o aparelho fixo é montado na boca?
A forma como o aparelho fixo é montado pode variar muito.
Os tubos podem ser instalados* dias antes, no mesmo dia da colagem dos brackets ou algumas semanas depois.
Pode-se montar o aparelho fixo nas duas arcadas na mesma consulta ou uma arcada de cada vez.
Nenhuma destas opções está incorreta, são apenas formas diferentes de montagem do aparelho fixo.
Eu pessoalmente prefiro colar diretamente os tubos e os brackets de uma das arcadas em uma única consulta.
O arco é colocado no mesmo dia para o aparelho trabalhar desde o início.
O aparelho funciona sem os tubos nos molares?
Sim, mas parcialmente. Se o ortodontista colar os brackets e inserir o arco ortodôntico sem instalar os tubos* nos molares, ainda assim o aparelho fixo irá funcionar iniciando o alinhamento dos dentes.
Apesar desta não ser a forma mais comum de se iniciar, não se pode dizer que está errada. Os arcos iniciais são muito finos e não chegam a movimentar os molares de maneira relevante nestas primeiras semanas.
Mas ainda acho que o ideal é incluir os molares desde o início (inclusive os segundos molares) pois o aparelho fixo fica mais confortável, uma vez que o tubo serve como o “peça final” escondendo a ponta do arco que pode machucar bastante.
De qualquer forma, a inclusão dos molares não poderá ser adiada por muito tempo. Lá pelo segundo ou terceiro arco (no máximo) os tubos deverão estar em posição para que o aparelho fixo funcione corretamente.
(*A instalação dos tubos pode ser feita pela colagem direta ou através da banda.)

Existem situações em que o uso de bandas é imprescindível?
Tudo isso que foi descrito se aplica a tratamentos simples de alinhamento e nivelamento.
Tratamentos ortodônticos com extrações, disjunção palatina, distalizações, dentição mista, ausência de dentes, próteses e muitos outros, vão seguir sequências de montagem totalmente diferentes destas opções que comentamos aqui.
Por isso é tão difícil tentar avaliar se uma determinada montagem de aparelho fixo está correta ou não.
E também é por isso que eu insisto tanto na questão da confiança entre o paciente e o ortodontista.
Escolha seu ortodontista com carinho e só inicie o tratamento quando estiver realmente seguro. Dessa forma, quando for necessário, você poderá tirar suas dúvidas diretamente com ele que conhece todos os detalhes do seu caso.
Leia as 10 dicas para escolher seu ortodontista várias vezes até ter certeza de que o profissional que você escolheu é perfeito para você. Lembre-se que vocês vão ficar juntos por muito tempo.
É muito melhor do que precisar trocar de ortodontista no meio do tratamento.
Abraços,
Dr. Andre Moreira






Respostas de 1.045
O fio do meu aparelho está torto,eu perguntei a minha dentista se concerta os dentes normalmente,mas eu to desconfiado,então concerta ou não concerta?
Cássio,
Geralmente o fio fica torto no início por que os dentes estão tortos, com o tempo o arco vai alinhando os dentes.
O fio do meu aparelho está torto,eu perguntei a minha dentista se concerta os dentes normalmente,mas eu to desconfiado,então concerta ou não concerta?
Cássio,
Geralmente o fio fica torto no início por que os dentes estão tortos, com o tempo o arco vai alinhando os dentes.
Quero colocar aparelho para arrumar meus dentes inferiores, estão desalinhados e tortos, mas os de cima quando eu olho no espelho eles aparentam estarem perfeitos, não tem nenhum torto e estão bem alinhados.
Minha dúvida é:
Posso usar o aparelho somente na parte inferior, ou mesmo que na parte superior estejam normais, o tratamento exige que o aparelho seja colocado também na parte superior?!
Obrigado!
Daniel,
Normalmente é melhor usar o aparelho nas duas arcadas mesmo em um caso como o seu. Mas tudo depende do ortodontista que vai tratar você.
Quero colocar aparelho para arrumar meus dentes inferiores, estão desalinhados e tortos, mas os de cima quando eu olho no espelho eles aparentam estarem perfeitos, não tem nenhum torto e estão bem alinhados.
Minha dúvida é:
Posso usar o aparelho somente na parte inferior, ou mesmo que na parte superior estejam normais, o tratamento exige que o aparelho seja colocado também na parte superior?!
Obrigado!
Daniel,
Normalmente é melhor usar o aparelho nas duas arcadas mesmo em um caso como o seu. Mas tudo depende do ortodontista que vai tratar você.
Minha dentista só está usando o tubo para o tratamento dos meus dentes, e estou com o aparelho apenas 2 meses… E por duas vezes já caiu o meu tubo, será que está havendo algum problema na colagem? E qdo cai o tubo tenho que aguardar até a proxima manutenção para recolar? Este procedimento está correto?
Minha dentista só está usando o tubo para o tratamento dos meus dentes, e estou com o aparelho apenas 2 meses… E por duas vezes já caiu o meu tubo, será que está havendo algum problema na colagem? E qdo cai o tubo tenho que aguardar até a proxima manutenção para recolar? Este procedimento está correto?
Daiane,
Sim, pode estar havendo problema na colagem, mas pode também estar relacionado aos alimentos que você está consumindo (muito duros, talvez). Quando o problema persiste é necessário fazer a banda.
Eu coloquei 8 separadores. Eu gostaria de saber pq. Tem como vc me explicar???
Eu coloquei 8 separadores. Eu gostaria de saber pq. Tem como vc me explicar???
Vanessa,
Provavelmente é para confeccionar as bandas.
Olá, Dr André.
Coloquei aparelho fixo há uma semana e comecei a ter nauseas. Será que estou tendo algum tipo de reação alérgica? A clínica pelo qual estou fazendo tratamento é nova, foi inaugurada recentemente. Não tenho conhecimento dos profissionais que lá trabalham. E sinto que eles não dão muitos esclarecimentos. Estou a ponto de desistir do aparelho, pois foi tirado a panoramica depois que fiquei com o anel separador durante uma semana, sendo q depois da retirada desses elásticos é que foi tirado o raio x e houve a colocação apenas dos braquetes e o fio apenas. Não estou entendendo esses procedimentos, será o correto? Não sou formada nessa área, mas estou achando que tem algo errado. Gostaria de esclarecimentos a respeito, pois observo que o Dr é um profissional experiente.
Grata.
Marcia,
O normal é se fazer a documentação ortodôntica, depois o planejamento e só então partir para a montagem do aparelho que pode começar pelos separadores quando se usam bandas.
Iniciar o tratamento pela montagem do aparelho para depois radiografar o paciente não é a maneira mais comum de se fazer ortodontia.
Dr, por gentileza, me tire uma dúvida. estou em fase final do tratamento com o aparelho fixo. há 7 dias coloquei os elásticos para correção da mordida, que apesar do incomodo venho usando religiosamente, inclusive durante a alimentação. No entanto, estou um pouco assustado, pois venho percebendo um acentuado afastamento entre meus dentes incisivos centrais superiores. Então Dr. , como será corrigido este diastema? Esse é um movimento normal ocasionado pelos elásticos? Meus dentes se ajustarão com o tempo, haja vista que, iniciei a movimentação há apenas uma semana, ou terei que entrar em uma nova fase do tratamento para ajustar este desequilíbrio estético? desde já, agradeço a atenção.
Thiago,
Só o seu ortodontista, que conhece o caso, pode responder às suas perguntas. O que posso dizer é que não é uma regra a abertura de diastemas com o uso de elásticos de intercuspidação, mas pode ocorrer ocasionalmente.
Oi! Eu estou com uma duvida que esta me tirando até a fome!
Eu tirei meu aparelho fixo ontem e os dois dentes da frente, estao separando- eu coloquei aparelho justamente p junta-los- e todos os dentes superiores estao um pouco para frente!
Eu ainda vou colocar a contençao, mas eu estou muita preocupada,isso é normal?
Com a contençao eles ficarão normais? Ficarao juntinhos e na posiçao certa?
Renata,
A princípio a contenção deveria servir para manter o resultado e não para recuperá-lo depois de perdido. Parece haver uma instabilidade no seu resultado. Não tenho como saber se ficarão na posição certa.
oi DR. Andre, eu vou colocar aparelho porem meus dentes são apertados e minha boca não tem espaço,o dentista falou q não precisa extrair nenhum dente,e vai usar o metodo de cerrar um pouquinho de cada dente, isso funciona????
Katia,
Acho que ele se refere ao uso de desgastes interproximais para criar espaço.
oi doutor ! Então , acontece que faz um ano que utilizo o aparelho ortodôntico e minha dentista ainda não trocou a espessura do fio do aparelho, quer dizer , trocou por outro com miníma diferença em espessura . Vejo muitas pessoas que não tem no mínimo 1 ano de tratamento que ja utilizam o fio do aparelho todo entrelaçado e com espessuras de fios metálicos do aparelho bem superiores aos meus . Alias ,meus dentes superiores da frente são separados e ainda não notei diferença pois continuam com uma marfem de distanciamento. Eis a minha pergunta : a espessura dos fios implica em alguma coisa , qual tempo médio de troca dos mesmo ?
Letícia,
O tempo para troca depende do caso e da técnica usada. Apesar de parecer muito tempo sem trocas, não temos como saber se isso chegou a comprometer o andamento do tratamento.
Olá Doutor, tenho aparelho fixo há 5 anos e cansei dele. Quando fui fazer o orçamento me disseram que o meu caso era simples e em um ano estaria tudo certo. Depois de tanta enrolação resolvi tirar e fui falar com a gerente, ela me disse que tenho que fazer uma radiografia. Isso é mesmo necessário ou estão me enrolando mais uma vez só pra eu dar mais lucro pra eles?
Obrigada!
Evelyn,
A radiografia deve ser para checar como estão as raízes dos dentes. Talvez valha a pena fazer.
obg Douttor *-*
Bom dia doutor estou com uma duvida já perguntei meu dentista ele me disse que é assim mesmo que tem q seguir tudo direitinho porq se não não funciona o tratamento…Minha dúvida é: Já tem 6 meses que coloquei o aparelho tá tudo montadinho já, mas toda vez q vou fazer a manutenção ele só troca as borrachinhas dos braquetes e diz que está trocando os arcos…quanto tempo demora para o aparelho estar pronto para começar a arrastar meus dentes?Quantos arcos tenho que trocar?Tive q extrair quatro dentes dois inferior e dois superior…Acho que ele está demorando demais para começar a arrastar meus dentes.Obrigada.
Sandra,
Normalmente a fase de nivelamento precede a de retração para fechamento de espaços. É provável que esteja chegando o momento de iniciar esta movimentação, mas não tenho como saber sem ter visto o caso. Isso só o seu ortodontista pode responder.
Obrigada doutor…Ele me disse que começaria esse procedimento da retração em Abril.
Ok Sandra,
Vamos aguardar então.
doutor gostaria de saber o seguinte já faz 4 meses que uso aparelho ortodôntico,na parte superior gostaria de saber se é normal o doutor não instalar na parte inferior segundo ele não há espaço, já foi instalado tambem a barra transpalatina.me tire essa duvida ele disse que se instalar na parte inferior meus dentes quebrariam todos da parte inferior,isso procede?fiquei na duvida.
Maria,
Sim, procede se você tem uma mordida profunda. Isso pode retardar a colagem da arcada inferior.
Doutor hoje pus as borrachinhas separadoras pra por o anel, e hoje mesmo caiu uma , a ultima do dente de tras. To tentando colocar mais nao consigo, só tenho consulta na terça feira que vem pra por o aparelho, O que faço agora?
Luana,
Entre em contato com o seu ortodontista senão pode não ser possível fazer as bandas na próxima consulta.
Dr. Eu queria saber se pode fazer uma limpeza nos dentes mesmo usando o aparelho?
Hevert,
Sim, pode, desde que o dentista tenha cuidado de não quebrar o aparelho durante a limpeza.
Bom Douttor nn ttenho os denttes ttão separados , eles são mas nao muito ,, a minha mordida também é um pouco torta rs &’ queria saber se preciso usar aparelho ?
Stefanny,
Provavelmente sim, mas você precisa consultar um ortodontista.