Quando o ortodontista cola os brackets mas não coloca as bandas nos molares, o aparelho fixo já começa a funcionar? Ou só após a cimentação das bandas é que o tratamento começa efetivamente?
Esta é uma dúvida muito comum aqui no blog e vamos tentar respondê-la de uma vez por todas.
Em primeiro lugar, para quem não compreende ainda os termos “banda”, “anel” e “tubo” eu recomendo a leitura deste outro post: Bandas (ou anéis), usar ou não?

Siga nosso Instagram para ver o que há de mais moderno em ortodontia.
Entendeu agora? Vamos em frente então:
Como o aparelho fixo é montado na boca?
A forma como o aparelho fixo é montado pode variar muito.
Os tubos podem ser instalados* dias antes, no mesmo dia da colagem dos brackets ou algumas semanas depois.
Pode-se montar o aparelho fixo nas duas arcadas na mesma consulta ou uma arcada de cada vez.
Nenhuma destas opções está incorreta, são apenas formas diferentes de montagem do aparelho fixo.
Eu pessoalmente prefiro colar diretamente os tubos e os brackets de uma das arcadas em uma única consulta.
O arco é colocado no mesmo dia para o aparelho trabalhar desde o início.
O aparelho funciona sem os tubos nos molares?
Sim, mas parcialmente. Se o ortodontista colar os brackets e inserir o arco ortodôntico sem instalar os tubos* nos molares, ainda assim o aparelho fixo irá funcionar iniciando o alinhamento dos dentes.
Apesar desta não ser a forma mais comum de se iniciar, não se pode dizer que está errada. Os arcos iniciais são muito finos e não chegam a movimentar os molares de maneira relevante nestas primeiras semanas.
Mas ainda acho que o ideal é incluir os molares desde o início (inclusive os segundos molares) pois o aparelho fixo fica mais confortável, uma vez que o tubo serve como o “peça final” escondendo a ponta do arco que pode machucar bastante.
De qualquer forma, a inclusão dos molares não poderá ser adiada por muito tempo. Lá pelo segundo ou terceiro arco (no máximo) os tubos deverão estar em posição para que o aparelho fixo funcione corretamente.
(*A instalação dos tubos pode ser feita pela colagem direta ou através da banda.)

Existem situações em que o uso de bandas é imprescindível?
Tudo isso que foi descrito se aplica a tratamentos simples de alinhamento e nivelamento.
Tratamentos ortodônticos com extrações, disjunção palatina, distalizações, dentição mista, ausência de dentes, próteses e muitos outros, vão seguir sequências de montagem totalmente diferentes destas opções que comentamos aqui.
Por isso é tão difícil tentar avaliar se uma determinada montagem de aparelho fixo está correta ou não.
E também é por isso que eu insisto tanto na questão da confiança entre o paciente e o ortodontista.
Escolha seu ortodontista com carinho e só inicie o tratamento quando estiver realmente seguro. Dessa forma, quando for necessário, você poderá tirar suas dúvidas diretamente com ele que conhece todos os detalhes do seu caso.
Leia as 10 dicas para escolher seu ortodontista várias vezes até ter certeza de que o profissional que você escolheu é perfeito para você. Lembre-se que vocês vão ficar juntos por muito tempo.
É muito melhor do que precisar trocar de ortodontista no meio do tratamento.
Abraços,
Dr. Andre Moreira






Respostas de 1.045
Olá dr.André. Estou usando aparelho a 2 anos e 7 meses a minha doutora diz que falta pouco para eu tirar o aparelho, só que eu estou usando umas borrachinhas que pegam os dentes de cima e de baixo e nao estou vendo nenhuma diferença, é normal isso demorar tanto,e será que vai ser preciso eu usar aquele ferrinho quando eu tirar o aprelho.Essas são as minhas duvidas.
Geneci,
Estas dúvidas relacionadas ao andamento do tratamento precisam ser tiradas diretamente com a sua ortodontista. Eu nada posso afirmar sem ter visto o caso.
Oi, coloquei o aparelho ontem, mas só os brackts, e meus dentes já doem e sinto ele um pouquinho frouxo. É normal?
Sim Caroline, é normal.
Olá doutor André, coloquei meu aparelho há 7 meses, o dentista colocou apenas em dez dentes na parte superior e inferior, e já apareceram alguns resultados, porém os dentes superiores estão muito pra frente e chego a não fechar a boca direito e o que soube hj é que ele não colocará nos demais dentes.. o que será que pode acontecer? ou só nesses dentes pode ser corrigido minha arcada???
o meu problema é que o canino era entreposto dos outros, agora ele já está alinhado mais os dentes estão vindo pra frente!!!!
Agradeço desde já!!!!!
Rosi,
Não tenho como saber sem ter avaliado clinicamente. Alguns casos podem ser tratados sem os molares, mas isso não é o mais comum.
tenho dentes mto apinhados ,na arcada superior tirei os terceiros molares que não nasciam e só inflamavam e os segundos pre molares,o apinhamento melhorou com o tempo e minha dentista disse que está adequada para usar o aparelho .na arcada inferior tirei os terceiros molares que tbem não nasciam por falta de espaço e minha dentista disse que terei que tirar tbem os pre molares ,mas agora surgiu um problema ,troquei a amalgama do meu primeiro molar por resina ,a resina quebrou, e qdo fui fazer a restauração a dentista que me atendeu me falou que terei de fazer o canal.agora tenho essa duvida será que posso tirar esse dente para pôr aparelho ao invés dos pre molares?ele está bem do lado em que meus dentes são mais apinhados
Marcia,
A extração de molares não é comum em ortodontia pois este dente é muito grande e o fechamento completo do espaço costuma ser complicado.
Dr, eu estou usando aparelho tem quatro meses e semana passada o meu dente começou a doer (o da banda) eu até suspeitei de canal, mais fui ver o q estava acontecendo e vi q era na gengiva… Ela desceu inteirinha sobre a banda, suspeito q seja rejeição a banda… Isso é possivel? Minha dentista tem espec. mais as vezes acho q ela trabalha com um certo “amadorismo”… A falta de tempo n me ajuda muito… Acha q eu terei q remover a banda?
Fernanda,
Provavelmente houve uma inflamação da gengiva relacionada à banda que pode estar solta ou acumulando resíduos de alimentos por estar mal-adaptada.
Provavelmente será necessário removê-la.
Obrigada.
Coloquei hoje os braquetes,fio e as borrachinhas coloridas é só isso mesmo no começo?Tenho os dentes da frente muito separados e esta doendo muito parece que esta mole é normal também?
Rozana,
Aparentemente está tudo dentro do esperado.
dr. coloquei aparelho na parte superior e a banda ficou um pouco pra fora do dente e amassou um pouco a banda ao mastigar, e ta machucando a gengiva isso e normal?
Fernando,
Não, o ideal é fazer um ajuste.
Doutor quando aperto as minhas gengivas com o dedo e sai um cheiro horrivel da gengiva um cheiro de podre e por mais que eu escove ocheiro continuasaindo, oque pode ser Doutor, por favor estou preocupada
Mariane,
Você deve procurar um periodontista. Esta não é a minha especialidade.
Bom , eu tenho uma duvida enorme ! porque eu já estou desesperada. rs
eu já uso aparelho a 2 anos , e não vejo resultado. nos meus dentes de cima vejo em baixo nada ! eu so uso os brect , fio e elastico. apenas isso.
e vejo que meus amigos que usam aparelho , usam o anel , banda etc..
sera que por isso não vejo resultado ? pensei em mudar de dentista .
eu pago 100 conheço pessoas que pagam menos e ja tem resultados . e usam anel , banda tudo .
eu perguntei a ele porque eu não uso dai ele sempre desconversa , pergunta da minha mae e tals.
dez de ja peço obrigado .
eu leio bastante sobre ortodontia ate porque quero ser dentista . vou começar técnico de próteses Dentária agora!
Vivian,
O seu tratamento até pode não estar evoluindo bem (não há como afirmar isso sem ver o caso) mas não tem relação com o uso ou não de bandas. Como eu disse no post, não faz diferença.
Doutor, minha antiga dentista pós uma cola com uma coisa atras do meu dente cheio de espinhos que disse q era pra afastar a lingua. mais nao cheguei a por o aparelho. como faço pra tirar isso?
Talitta,
Procure um dentista e peça para remover.
Oi, eu gostaria de tirar uma duvida
uso aparelho fixo há dois anos e meio e as bandas so foram colocadas depois de dois anos com o fixo porque segundo o ortodontista antes não havia necessidade. Isso é possivel?
E minha arcada inferior está cada vez mais torta para um lado e os dentes da frente cada vez mais para frente, conversei com o ortodontista sobre isso e ele disse que irá começar as extrações porque não há espaço na minha arcada, mas, de novo, lá no inicio do tratamento ele disse que não havia necessidade de extração. Gostaria de saber se esse tipo de procedimento é normal pois estou desconfiada.
Desde já agradeço.
Melissa,
Normal não é pois houve alteração no planejamento do caso depois de dois anos de tratamento.
Acho que vale a pena conversar com o seu ortodontista seriamente antes de decidir extrair dentes. Lembre-se que este é um procedimento irreversível. Na dúvida, peça outras opiniões através de consultas com outros ortodontistas.
Estou usando o aparelho fixo há mais de um ano e hoje a minha banda caiu, só que estou usando elásticos intermaxilares que ficavam presos na banda, o que eu faço? Minha próxima consulta é só dia 08..
Gabriela,
Entre em contato com o seu ortodontista para uma orientação.
Dr. Meu dentista so colocou os brackets e o arco e so colocou em 8 dentes da frente sem anel e o Tubo so os brackets e o arco.Isso e normal Dr.?
Robert,
Não é o normal, mas também não se pode dizer que está errado. Depende do caso.
Eu devo questionar a ele porque não estou usando essas peças?
Sim Robert, deve questionar. É seu direito receber respostas sobre o seu tratamento.
Olá Dr.André, então, uso aparelho fixo a 1 ano e 11 meses, e durante todo esse período minha dentista só colocou 1 banda nos meus dentes, ela colocou borrachinha de separação em outros dois, só que as borrachinhas cairam e ela nao fez nada nada, não colocou de novo, não colocou a banda não fez nada, eu queria saber se tá correto o uso de apenas uma banda na arcada de cima dos dentes, porque desde quando ela colocou a banda, eu nao vi diferença nenhuma nos meus dentes, a cada manutenção parece que meus dentes doem mas não mudam nada…e nas manutenções ela só troca a cor da borrachinha, antes eu usava borrachinha normal, um em casa bracelete, aí de uns tempos pra ca ela colocou uma borrachinha unica que parece uma cordinha… fiquei com essa borrachiha de cordinha por uns meses, e depois na minha ultima manutenção ela colocou as borrachinhas separadas normais…. voce acha que se ela colocasse outras bandas nos meus dentes eles ja estariam na posição certinha? pois eles não estão tortos, estão retos porem não estão alinhados um do ladinho do outro, tem uns dentes que estão um pouco pra frente e precisam voltar pra tras pra ficar certinho com os outros…. Obrigada!
Ana,
Não podemos afirmar nada sem avaliar o caso clinicamente. Apesar de ser indicada a inclusão dos primeiros molares no aparelho (eu sempre uso), alguns casos podem ser tratados sem estes dentes receberem os tubos (colados ou bandados), isso depende da forma do profissional trabalhar.
Dr. tem uns 2 meses que tirei o anel do dente superior, e agora recentemente depois q como qualquer coisa ele dói muito, o que deveria ser??? Pois é uma dor insuportável, me oriente por favor.
Alcimara,
Você deve consultar um dentista para avaliar este dente. Não tenho como saber sem ter visto você.
Dr eu estou usando aparelho a 5 meses e o dentista colocou 2 elásticos para ajuntar onde esta separado e doi muito nao consigo comer oq faço para aliviar a dor ? e eu tenho que fazer uma cirugia no maxilar no meu caso o aparelho não resolve o problema do maxilar não ?
Bianca,
Não tenho como saber.
Quanto à dor, você precisa aguardar passar esta fase mesmo.
Bom Dia Dr André…minha duvida é a seguinte:ele passou o fio na parte superior mais nao colocou bandas,eu queria saber se resolve alguma coisa mesmo ou nao,e esta doedo bastante.Queria saber se é normal nao ter colocado as bandas e estar doendo tanto.
Jessica,
Como eu disse no artigo, o uso das bandas depende das preferências do ortodontista.
Bom dia Dr!
Coloquei aparelho faz uma semana, e não estou conseguindo usar o fio dental, pois meus dentes são bem pequenos e muito juntos, os brackets, em alguns dentes, quase cobrem a abertura entre eles… e não consigo passar o fio dental nesses dentes…. Na tentativa de passar o fio, já derrubei dois brackets… Falei com a minha dentista e ela não me apresentou uma solução… O que faço?
Daiane,
Se a sua ortodontista que conhece o caso não pode oferecer uma alternativa, não sei como posso ajudá-la.
Você já experimentou usar um passa-fio ou o super-floss?
É preciso pagar pra colocar o aparelho, ou só paga a manutenção…?
Thiago,
Depende do ortodontista, cada um cobra do seu jeito.
Dr.
A minha dentista colocou uma fita que vem com o local do brackt , disse que era pra fechar o espaço e esta doendo muito o senhor tem alguma dica para aliviar esta dor.